sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

(Mensagem:) Vivendo Piedosamente

(Mensagem:) Vivendo Piedosamente

O que é piedade? Segundo o Dicionário da Bíblia Almeida, piedade é respeito pelas coisas religiosas e espírito de devoção (adoração, afeto, veneração). Também é compaixão, pena, dó. Piedade, então, é um estilo de vida. Isto inclui vida doméstica, relacionamento da esposa com o marido, da mãe com os filhos, entre colegas de trabalho, irmãs da igreja, vizinhos, ou seja, em todas as áreas de nosso viver diário, onde quer que estejamos.

Uma mulher cristã sem piedade não tem autoridade para anunciar as boas-novas. Não atrai pessoas para Cristo, antes, as repele. Infelizmente muitas mulheres cristãs têm somente a aparência de piedade. Não têm vida devocional. Não têm uma vida de oração. Apenas fazem orações rituais. Certamente piedade é uma consequência de uma vida devocional.

Nosso espírito, alma, corpo e vida interior são as nossas mais intimas ferramentas para o serviço sagrado. A chave para a pregação das boas-novas não acontece num vácuo. Ela sempre tem lugar na vida de uma pessoa piedosa e santa.

Podemos a partir dessas meditações destacar três pontos fundamentais para viver piedosamente.

A. Viver orando, jejuando e estudando a palavra (At 13.1-3)

Neste texto de Atos, vemos que a igreja de Antioquia estuda a palavra de Deus (v.1); busca a face de Deus em oração e jejum (v.3), obedece a Deus (v.3) e sabe que quem a dirige na obra missionária a uma pessoa centralizada na Palavra, que ora e jejua (v.2-3). O Espírito fala por intermédio de homem (4.25). Nós jejuamos e oramos, mas é o Espírito quem nos dá as oportunidades e converte os corações.

B. Vivem em Cristo Jesus (Cl 2.6-7)

Quem anuncia as boas-novas já recebeu Cristo Jesus como Senhor. Tem uma vida de submissão e obediência a ele. Anda nos passos de Jesus. Assim como uma árvore se enraíza profundamente para extrair seus sustento do solo, da mesma forma a mulher cristã deve enraizar-se em Cristo, que é fonte da vida. Crescendo em ações de graças, sem murmurações, reclamações e lamentos. Devemos sempre nos voltar para Deus, nossa fonte de todo o bem, com a alma alegre e o coração cheio de gratidão.

C. Viver a unidade cristã (Fp 1.27)

A maior arma contra o inimigo é uma vida piedosa, coerente e digna. Nesse versículo especificamente, Paulo fala aos filipenses sobre a importância da unidade cristã. A igreja é uma equipe, um time que precisa trabalhar unido. "Necessitamos viver de modo digno do evangelho." A teologia precisa produzir vida. Devemos viver como pessoas convertidas tanto dentro da igreja quanto fora, no mundo.

Necessitamos de unidade de trabalho, unidade de coração e mente, unidade de fé. Firmes num só espírito, como uma só alma, lutando juntas pela fé evangélica, todas com a mente focada no mesmo alvo, o avanço do evangelho.

Termino com as palavras de Errol Hulse: "Piedade é uma constante cultura da vida interior de santidade diante de Deus e para Deus, que por sua vez se aplica em todas as outras esferas da vida e prática."

Referências: Comentários expositivos dos livros de Atos, Filipenses, Colossenses e 1,2 e 3 João, Hernandes Dias Lopes, Editora Hagnos.

Texto extraído da SAF em Revista nº 61 - 1º trimestre de 2015

Que Deus te abençoe
Ariana Souza
Secretária de Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário